Caro estudante de Direito

Caro estudante de Direito

Aqui você encontrará anotações, reflexões, resumos de obras, provas ministradas pelos professores com as respectivas respostas, e considerações sobre as aulas de Direito.

Sinta-se à vontade para comentar, analisar, sugerir e contribuir.

Lembre-se, o conhecimento está no ar.

Charles Ferreira dos Santos
Acadêmico de Direito


Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Direito Internacional - Avaliação a distância - AD - Comitê Olímpico Internacional


Questões propostas pela professora Deisi Cristini Schveitzer.


1) Leia o trecho da notícia:

Acontecerão no mês de agosto de 2016 na cidade do Rio de Janeiro (Brasil), os XXXI Jogos Olímpicos de Verão. A abertura será realizada no dia 5 de agosto. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 21 de agosto. O lema dos jogos será "Viva sua paixão". As duas cerimônias acontecerão no Estádio do Maracanã.

O estádio do Maracanã está sendo totalmente reformado e modernizado. Sua capacidade será de 82.000 espectadores.

As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4,5 bilhões de pessoas no mundo todo (estimativa).

A expectativa é de que participem, nas Olimpíadas 2016, cerca de 12.500 atletas de 206 nações.

Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/olimpiadas2016/>. Acesso em: 25 out. 2012.

Para responder as questões seguintes, você deverá pesquisar em livros e/ou artigos e/ou sites eletrônicos. Não se esqueça de mencionar a fonte bibliográfica. (5,0 pontos)

a) O Comitê Olímpico Internacional (COI) é um sujeito de direito internacional? Sim ou não? Justifique.

b) A Carta Olímpica é um conjunto de regras e guias para a organização dos Jogos Olímpicos. Quais são os seus principais propósitos?

c) O Comitê Olímpico Internacional (COI) é formado por quantos membros?

d) Além do Comitê Olímpico Internacional (COI) a Carta Olímpica menciona outras entidades que coordenam as atividades relacionadas com os Jogos Olímpicos. Cite-as.

2) Leia o trecho a seguir e após responda os questionamentos.

A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.

Disponível em: <http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/>. Acesso em: 25 out. 2012.

Para responder os questionamentos você deverá utilizar como fonte bibliográfica o endereço eletrônico <http://www.onu.org.br/> (5,0 pontos)

a) Quantos países-membros a ONU possui atualmente?

b)Os membros-fundadores da ONU são os países que assinaram a declaração das nações unidas de 1º de janeiro de 1942 ou que tomaram parte da Conferência de São Francisco, tendo assinado e ratificado a carta. Quantos membros-fundadores assinaram e ratificaram a Carta de São Francisco? O Brasil é um membro fundador?

c) Quais são os princípios da ONU?

d) Qual é o atual secretário geral da ONU? Qual o seu país? E quais são as suas prioridades como secretário geral?

e) Quais são os organismos que constituem no Brasil a Equipe de País da ONU?




1a.              Qual a natureza jurídica do Comitê Olímpico Internacional?

 O Comitê Olímpico Internacional (COI) é um sujeito de direito internacional. Trata-se de uma organização não governamental, dado que é composta por várias nacionalidades. Assim, desde seu símbolo de cinco anéis, os quais representam o entrelaçamento dos cinco continentes. Tem sua sede permanente na Suíça, segundo o sítio oficial da entidade, disponível em: http://www.olympic.org/ioc. Depreende-se também que sua organização é supranacional com base na Carta Olímpica, a qual pontua o caráter de autonomia da entidade para estabelecer livremente tanto as regras do esporte como a escolha de seus diretores. Não restando dúvida quanto à sua desvinculação de qualquer nacionalidade especificamente. 
 
A Lei 12.396, de 21 de março de 2011, tratando das Olimpíadas Rio de Janeiro, 2016, na qual ratifica o Protocolo de Intenções, dispõe em seu inciso II, cláusula terceira, do Protocolo de Intenções, o seguinte: 
 
COI - Comitê Olímpico Internacional, entidade internacional de administração dos esportes olímpicos, com sede em Lausanne, na Suíça, proprietária dos direitos sobre os Jogos Olímpicos.
Assim, o comando supra confirma o entendimento de que o Comitê Olímpico Internacional (COI) é uma entidade internacional privada, a qual detém os direitos sobre os jogos olímpicos.

 1b.             Propósitos da Carta Olímpica

A Carta Olímpica é um conjunto de regras e princípios que regem a organização dos Jogos Olímpicos. Os princípios fundamentais dos jogos olímpicos, ou do Olimpismo, estão expressos na Carta Olímpica em cinco itens, os quais, em síntese, são os seguintes1:
a.            O Olimpismo é uma filosofia de vida, na qual se exalta o equilíbrio entre a mente e o corpo, misturando esporte, cultura e educação. Visa a disseminar a responsabilidade social e o respeito aos princípios éticos universais;
b.             O objetivo do Olimpismo é colocar o desporto a serviço do desenvolvimento harmonioso da humanidade, tendo em vista o fim último que é a preservação da dignidade da pessoa humana;
c.            O Movimento Olímpico é uma ação regida pelo COI, de todos os indivíduos e entidades que são inspirados pelos valores do Olimpismo. Composta por cinco continentes e por todos os atletas do mundo, por isso seu símbolo de cinco anéis entrelaçados a representar cada continente.
d.            O esporte é um direito humano. Cada indivíduo deve ter a possibilidade de praticá-lo, sem discriminação de qualquer tipo, com espírito de amizade, solidariedade e fair play.  
e.            O Movimento Olímpico e suas organizações terão autonomia para livremente estabelecer e controlar as regras do esporte, gozando o direito de eleições livres para assegurar os princípios da boa governança.


______________

1. Resumo traduzido do original em inglês. Trecho não literal da Carta Olímpica, disponível no sítio http://www.olympic.org/about-ioc-institution?tab=organisation.
  
 1c.            Membros que compõem o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Segundo informa o sítio oficial do COI, na seção Membros do COI, existem atualmente 104 membros, 31 membros honorários e 1 membro de honra.  Os membros do COI devem representar e promover o interesse do COI e do Movimento Olímpico em seus países. Por curiosidade, dentre esse quadro de membros, encontra-se um brasileiro, o Sr. Carlos Arthur Nuzman, eleito no ano de 2000, tendo participado dos Jogos Olímpicos de 1964.
1d.           Entidades coordenadoras dos Jogos Olímpicos.

A governança do Movimento Olímpico possui três entidades principais: o Olímpico Internacional Committee (JCP), a International Sports Federations (FIs) e o Olímpico Nacional Comissões (NOCs). Além dessas entidades, existem outras que fazem parte do sistema Movimento Olímpico, como o Comitê de Organização dos Jogos Olímpicos (COJO), as associações nacionais, clubes e pessoas pertencentes ao fundo de investimento, e ainda, atletas, treinadores, juízes, árbitros e outros funcionários técnicos. Dados disponíveis no sítio oficial do COI:
http://www.olympic.org/content/the-ioc/governance/introductionold/.

Referências


BRASIL. Lei nº  12.396, de 21 de março de 2011. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 11 ago. 2013.

Comitê Olímpico Internacional (COI). Disponível em: http://www.olympic.org/. Acesso em: 11 ago. 2013.

 2.              Organização das Nações Unidas (ONU).

A Organização das Nações Unidas (ONU) possui hoje 193 Países-Membros. No entanto, tudo começou com apenas 26 Países-Membros, os quais assinaram, em Washington, a Declaração das Nações Unidas, em 1º de janeiro de 1942, dos quais o Brasil não fazia parte. Aliás, em 8 de fevereiro de 1943, o Brasil aderiu à Declaração, assim como muitos outros membros, totalizando logo adiante 45 Países-Membros. Em 26 de outubro de 1945, em São Francisco, seria assinada a Carta das Nações Unidas, inicialmente por 50 países, aos quais se somou a Polônia, chegando então aos 51 membros considerados fundadores da ONU, dentre eles, o Brasil. O artigo 3º, da Carta das Nações Unidas, esclarece esse aspecto nos seguintes termos:
Os Membros originais das Nações Unidas serão os Estados que, tendo participado na Conferência das Nações Unidas sobre a Organização Internacional de San Francisco, ou, tendo assinado previamente a Declaração das Nações Unidas, de 1º de Janeiro de 1942, assinarem a presente Carta e a ratificaram, de acordo com o artigo 110.
Os princípios da ONU, aceitos por seus Países-Membros, são os seguintes, conforme consta no sítio oficial da ONU-Brasil (http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/propositos-e-principios-da-onu):
A Organização se baseia no principio da igualdade soberana de todos seus membros; Todos os membros se obrigam a cumprir de boa fé os compromissos da Carta; Todos deverão resolver suas controvérsias internacionais por meios pacíficos, de modo que não sejam ameaçadas a paz, a segurança e a justiça internacionais; Todos deverão abster-se em suas relações internacionais de recorrer à ameaça ou ao emprego da força contra outros Estados; Todos deverão dar assistência às Nações Unidas em qualquer medida que a Organização tomar em conformidade com os preceitos da Carta, abstendo-se de prestar auxílio a qualquer Estado contra o qual as Nações Unidas agirem de modo preventivo ou coercitivo; Cabe às Nações Unidas fazer com que os Estados que não são membros da Organização ajam de acordo com esses princípios em tudo quanto for necessário à manutenção da paz e da segurança internacionais; Nenhum preceito da Carta autoriza as Nações Unidas a intervir em assuntos que são essencialmente da alçada nacional de cada país.
O atual Secretário-Geral da ONU é Ban Ki-moon (República da Coreia), desde 2007.  Em sua agenda de prioridades, cinco grandes eixos tomam relevo dentro de seu plano de ação: (1) desenvolvimento sustentável; (2) prevenção; (3) construir um mundo mais seguro através da inovação e do desenvolvimento da nossa atividade principal; (4) apoiar os países em transição; (5) trabalhar com as mulheres e os jovens e em prol dos mesmos.
    Para viabilizar essas medidas, dois fatores são destacados: (1)  tirar partido do poder das parcerias em todas as atividades da ONU; e (2) reforçar as Nações Unidas
Percebe-se que a construção de lideranças femininas,  a luta pela igualdade e a necessidade de inclusão da mulher na consolidação da paz são pontos de relevo no quadro de ação do Secretário-Geral (eixo 5). 
 
Destaca-se também, a preocupação com o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas (eixo 1); a sempre em voga busca pela paz, a prevenção de conflitos e o favorecimento à busca de diálogos (eixo 2); o respeito aos direitos humanos e a luta contra o terrorismo e o tráfico de drogas (eixo 3); o fortalecimento da ONU e, em consequência, a ajuda aos países em conflito via organismos financeiros, ainda combater a impunidade de crimes internacionais graves (eixo 4).
Em linhas gerais, essas são as prioridades do Secretário-Geral da ONU.
As Nações Unidas estão representadas no Brasil desde 1947. Sob a liderança do Coordenador Residente, a Equipe de Pais da ONU (UNCT) está constituída pelos seguintes organismos: Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH - não residente), Grupo Banco Mundial, (Banco Mundial), Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Fundo Monetário Internacional (FMI), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humano (ONU-HABITAT), Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS-OMS), Programa Mundial de Alimentos (PMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), União Internacional de Telecomunicações (UIT), Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), UNIDO) e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Referências


ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Disponível em: http://www.onu.org.br/onu-no-brasil/onu-no-brasil.  Acesso em: 11 ago. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por seu comentário!

Arquivo do blog

Marcadores

Acesso à justiça (1) Ações afirmativas (1) Acolhimento institucional (1) AD (13) Arguição de falsidade de documento (1) As provas no processo civil (1) Atividade não empresária (1) Ato infracional (1) avaliação a distância (21) Boa-fé contratual (1) Bolsa Família (3) Calculadora do Cidadão (1) COI (1) Como passar em concurso público (1) Concurso Público (1) Conselho Tutelar (2) Defensoria Púlica (1) Desapropriação (1) Desconsideração da personalidade jurídica (1) Designações inclusivas (1) Desigualdade social (2) Dicotomia (1) Dignidade (1) Direito Administrativo (1) Direito Civil (3) Direito Constitucional (6) Direito do Trabalho (1) Direito Empresarial (1) Direito Internacional (1) Direito Penal (2) Direito Processual Civil (2) Direito Processual Penal (3) Direitos difusos e coletivos (9) Direitos Humanos (2) Discurso do ódio (2) ECA (3) ECA comentado (3) ECA legislação correlata (1) Erradicação (2) Esferas pública e privada (1) Estado Constitucional (1) Estado Federal (1) Estudo do direito (1) Excluídos (1) Exploração (1) Federalismo cooperativo (1) Flexibilização (1) Força normativa da Constituição (1) Freios e contrapesos (2) Função social do contrato (1) Inimputabilidade penal (1) Julgamento liminar de mérito (1) Liberdade de expressão (1) Liberdade provisória (1) Linguagem (1) LOAS (2) Media socioeducativa (1) Minorias (1) Mitos (1) Mudança Social (1) Normas constitucionais (1) Nulidades (1) ONU (1) Pesquisa (1) Pessoa com deficiência (1) Pessoa idosa (1) Políticas de Assistência Social (1) Políticas Públicas (4) Princípios processuais (1) Prisão preventiva (1) Programas Sociais (1) Proteção integral (2) Ramo autônomo (1) Redução equitativa da indenização (1) Reforma Agrária (1) Resenha (5) Responsabilidade civil (1) Responsabilidade penal juvenil (1) Senso comum (1) Sistema carcerário (1) Sistema de garantias (1) Sociedades de economia mista (1) Sociologia Jurídica (1) TCC (2) Teoria geral do direito (1) Terminologia (1) Trabalho Infantil (3)

Siga este blog