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Charles Ferreira dos Santos
Acadêmico de Direito


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terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Capítulo 2 - 3. Estudos antropológicos


Índios em liberdade
Charles Ferreira dos Santos



Temos uma tribo de indígenas que vive isoladamente no meio da mata amazônica. Informações dão conta que se desviou um tanto de sua vasta região de origem, tendo em vista o desmatamento e a consequente escassez de recursos para sua sobrevivência.
A pesquisa de campo se levada a efeito com base no método etnográfico, qual seja, a observação participante, a inserção do observador no modo de vida do nativo, permitiria conhecer mais profundamente a mentalidade dessa cultura. Em se conhecendo diferentes modos humanos de vida, abre-se caminho para uma visão de mundo mais sábia. Ora, teríamos aí as vantagens da pesquisa de campo na aludida tribo isolada da mata amazônica.
Pois, se temos essas largas vantagens, haveria algumas desvantagens? É certo que sim. Deixando claro que não se considera desvantagem o risco de aproximação, face o grau de periculosidade da tribo.
As desvantagens situam-se sob o ponto de vista dos silvícolas. Então, vejamos: é grande a chance de o homem civilizado transmitir vírus aos nativos, cujos organismos não apresentam defesa imunológica. Risco de uma epidemia, como tantos registros na história. Se isso não bastasse, o contato com uma cultura tão distante de nossa realidade, com valores tão diversos dos nossos, digamos assim, em nada beneficiaria o grupo.
Servirão de estudos, objetos de curiosidade para a civilização, como o próprio vídeo, ao mostrar os guerreiros indígenas lançando flechas no pássaro gigante, entretenimento para antropólogos, linguistas, sociólogos. Mas que absolutamente nada poderão dar em troca. Todo o contato com o homem branco será pernicioso, ou não? Jamais serão colocados no mesmo nível.  Aliás, há algo que o civilizado poderia dar a eles, mas ele já tem, que é a liberdade. A liberdade de poderem traçar seu próprio destino.
Partindo da ideia que somos todos aprendizes, observar uma tribo assim tão diferente de nossa cultura, mais do que nunca, há necessidade de perscrutar seu ethos cultural sem violentá-lo, olhar de um jeito pluralista. Ou seja, olhar com vontade de dar e de receber, policiar-se de tal modo a impedir a transculturação,  que é a face do etnocentrismo. Mas ainda assim, olhar a distância, sem inserir-se naquela comunidade, com a ideia de ajudar, se absolutamente necessário ou em situações de risco de sobrevivência.
Se é certo que o homem é um ánthropos no sentido de ser todo aquele que cresce, ao contrário do áthropos, o ser atrofiado, então é possível imaginar que um dia  chegaremos a ser profissionais pluralistas, que poderemos respeitar a diversidade, tolerar as diferenças. Entender que não somos iguais, mas que as diferenças não significam inferioridade ou superioridade, e sim um outro jeito de ser. Cada povo tem seu ethos cultural, sua maneira particular de viver. A Antropologia Cultural pode nos ajudar a imaginar que isso é possível.

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