Caro estudante de Direito

Caro estudante de Direito

Aqui você encontrará anotações, reflexões, resumos de obras, provas ministradas pelos professores com as respectivas respostas, e considerações sobre as aulas de Direito.

Sinta-se à vontade para comentar, analisar, sugerir e contribuir.

Lembre-se, o conhecimento está no ar.

Charles Ferreira dos Santos
Acadêmico de Direito


Pesquisar este blog

domingo, 20 de maio de 2012

Direito Civil I - Direito Privado x Direito Público


Questão 1*- Sabendo que o Direito Privado é o ramo do Direito que estabelece a relação entre particulares e o Direito Público identifica que a relação jurídica se forma a partir de dois polos: o sujeito ativo e o sujeito passivo, considere a seguinte afirmação: "O Direito Privado não sofre intervenção do Direito Público por serem ramos autônomos." Disserte sobre esta afirmação, em até 15 linhas.

Sempre quando o Estado figurar entre um dos polos, ativo ou passivo, numa dada relação jurídica, serão as normas de Direito Público que guiarão a referida lide. Importa destacar que, à luz dos princípios constitucionais, o interesse coletivo se sobrepõe ao individual ou particular. Dessa forma, hipóteses que aparentemente figuram somente particulares, podem ensejar um bem coletivo a ser preservado ou respeitado. Assim, tanto o Direito Civil constitucionalizado como o avanço da efetividade dos princípios constitucionais contribuem para tornar cada vez mais tênue a separação entre os Direitos Público e Privado. (MARTINS, 2011, p.22).

Isto posto, respondendo objetivamente ao enunciado da questão, ainda que se trate de ramos autônomos, a intervenção do Direito Público na esfera privada é cada vez mais frequente, discordando com a afirmação da frase na questão 1.

Questão 2* - Considere o seguinte caso fictício: Uma Lei Ordinária, de caráter geral, foi publicada em 12 de dezembro de 1997, regulamentando União Estável para companheiros que estivessem juntos há mais de 3 (três) anos. Dez anos depois, o Código Civil aboliu, no artigo 1.723 o prazo de que tratava a lei anterior. Responda: 

a) Trata-se de antinomia?
b) Qual das duas leis será aplicada?
c) Explique como ocorre a antinomia.

a)    Trata-se de antinomia?

Sim, pois há no ordenamento jurídico duas normas conflitantes, quais sejam, a Lei Ordinária de 12 de dezembro de 1997, definindo um prazo, e o Código Civil,  posterior, abolindo aquele prazo,  no tocante à União Estável.

b)   Qual das duas leis será aplicada?

Considerando que a Lei Ordinária, de caráter geral, e o Código Civil, também de caráter geral, têm o mesmo nível hierárquico, segue-se o critério cronológico para resolução do conflito, portanto, prevalece a lei mais recente, ou seja, o Código Civil. (MARTINS, 2011, p.62).

c)    Explique como ocorre a antinomia.

A antinomia não se confunde com as lacunas na lei; esta é a ausência de norma para resolução de um caso concreto; aquela é o conflito de normas regulando a mesma matéria.
A antinomia ocorre quando se apresenta um caso concreto para resolução e há no ordenamento jurídico mais de uma norma, em conflito entre si, regulando a mesma matéria. Nesse caso, a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro regula os critérios de resolução desse conflito, conhecido como antinomia, que são os critérios hierárquico, cronológico e da especialidade.

Questão 3 - Você estudou sobre as espécies de domicílio existentes em nosso ordenamento jurídico. Posso afirmar que o domicílio de eleição e domicílio eleitoral são sinônimos? Explique e fundamente. 

Para responder essa questão necessário se faz confrontar o conceito de domicílio de eleição com o eleitoral.

Domicílio de eleição, ou convencional, é aquele em que os contratantes especificam onde serão exercitados e cumpridos os direitos e obrigações resultantes de determinados contratos escritos, conforme o artigo 78 do Código Civil.  Por sua vez, o domicílio eleitoral é o local onde o eleitor deve votar numa eleição, “e verificado que o eleitor tenha mais de uma moradia ou residência, considerar-se-á domicílio qualquer delas”, conforme artigo 42 do Código Eleitoral.

                   Diante disso, fica claro que os domicílios eleitoral e de eleição não são sinônimos, haja vista que o primeiro deve respeitar alguns critérios, por exemplo, três meses de residência na localidade (Código Eleitoral, artigo 55, parágrafo primeiro, inciso III), enquanto que o segundo é uma convenção definida entre as partes, cujo único critério é a concordância de ambos.




* Questões elaboradas pela Professora Gisele Rodrigues Martins.



3 comentários:

  1. Ei, amigão. No final do texto, vc confundiu os dois conceitos, resumindo o domicílio eleitoral com o de eleição, e vice-versa.

    ResponderExcluir

obrigado por seu comentário!

Marcadores

Acesso à justiça (1) Ações afirmativas (1) Acolhimento institucional (1) AD (13) Arguição de falsidade de documento (1) As provas no processo civil (1) Atividade não empresária (1) Ato infracional (1) avaliação a distância (21) Boa-fé contratual (1) Bolsa Família (3) Calculadora do Cidadão (1) COI (1) Como passar em concurso público (1) Concurso Público (1) Conselho Tutelar (2) Defensoria Púlica (1) Desapropriação (1) Desconsideração da personalidade jurídica (1) Designações inclusivas (1) Desigualdade social (2) Dicotomia (1) Dignidade (1) Direito Administrativo (1) Direito Civil (3) Direito Constitucional (6) Direito do Trabalho (1) Direito Empresarial (1) Direito Internacional (1) Direito Penal (2) Direito Processual Civil (2) Direito Processual Penal (3) Direitos difusos e coletivos (9) Direitos Humanos (2) Discurso do ódio (2) ECA (3) ECA comentado (3) ECA legislação correlata (1) Erradicação (2) Esferas pública e privada (1) Estado Constitucional (1) Estado Federal (1) Estudo do direito (1) Excluídos (1) Exploração (1) Federalismo cooperativo (1) Flexibilização (1) Força normativa da Constituição (1) Freios e contrapesos (2) Função social do contrato (1) Inimputabilidade penal (1) Julgamento liminar de mérito (1) Liberdade de expressão (1) Liberdade provisória (1) Linguagem (1) LOAS (2) Media socioeducativa (1) Minorias (1) Mitos (1) Mudança Social (1) Normas constitucionais (1) Nulidades (1) ONU (1) Pesquisa (1) Pessoa com deficiência (1) Pessoa idosa (1) Políticas de Assistência Social (1) Políticas Públicas (4) Princípios processuais (1) Prisão preventiva (1) Programas Sociais (1) Proteção integral (2) Ramo autônomo (1) Redução equitativa da indenização (1) Reforma Agrária (1) Resenha (5) Responsabilidade civil (1) Responsabilidade penal juvenil (1) Senso comum (1) Sistema carcerário (1) Sistema de garantias (1) Sociedades de economia mista (1) Sociologia Jurídica (1) TCC (2) Teoria geral do direito (1) Terminologia (1) Trabalho Infantil (3)

Siga este blog